Para quem quer manter tudo sob Controle & Medida
Telefone 16 2105-6600 Runtime - Sitio en Español Runtime - Site in English

Notícia de Automação

voltar

CLPs - Programação de equipamentos de acordo com as especificações dos processos

Imagem retirada de http://www.mecatronicaatual.com.br/secoes/leitura/708

25/07/2012 - A primeira geração de instrumentos utilizados em medidas elétricas foi a dos instrumentos analógicos, onde o operador tinha de efetuar a leitura dos valores, de forma a controlar a máquina ou processo. O decréscimo dos custos da eletrônica digital, nomeadamente dos CLPs, originou o aparecimento de uma segunda geração de instrumentos, designados por instrumentos digitais. Existem quatro blocos fundamentais em que se pode dividir, do ponto de vista funcional, um instrumento de medida:
• Sensor;

• Transmissão;

• Condicionador de sinal;

• Supervisão.

Supervisão
Os sistemas de supervisão nos processos industriais são comumente designados de SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition). Os primeiros sistemas de supervisão permitiam unicamente informar o estado corrente do processo, monitorando apenas sinais, representativos do estado de variáveis, através de indicadores e lâmpadas sem que houvesse qualquer interface bidireccional com o operador. Com a evolução tecnológica, novos dispositivos dedicados à supervisão apareceram e passaram a ter um papel importante por recolherem, entre outras coisas, dados dos CLPs. Estes dados podem ser observados, de forma remota e amigável, pelo operador que tem assim a monitoração do estado atual do sistema, através de um conjunto de previsões, gráficos e relatórios permitindo a tomada de decisões de forma automática ou manual por parte desse mesmo operador.

Os sistemas de supervisão passaram a ter um papel preponderante na gestão das empresas, por estes se tornarem uma grande fonte de informação. Atualmente os sistemas de supervisão oferecem três funções básicas:
• Supervisão;

• Operação;

• Controle.

A aquisição de dados é o processo que envolve o recolhimento e transmissão, através de redes de comunicação de dados, desde as instalações industriais até a estação central de monitoração e armazenamento de dados. A visualização de dados consiste na apresentação da informação através de interfaces Homem - Máquina

Os sistemas de supervisão permitem visualizar os dados recolhidos, fazer análises de tendência com base nos valores lidos e valores parametrizados pelo operador, fazer gráficos e relatórios de dados atuais e existentes em memória. Os sistemas SCADA permitem a existência de alarmes classificados por níveis de prioridade, permitindo uma maior tolerância a falhas.
Através de informação proveniente dos logins, os sistemas SCADA permitem reconhecer os operadores, para identificação e reencaminhamento de alarmes, em função das áreas de competência e responsabilidade.

A informação da unidade industrial pode estar centralizada ou distribuída numa rede, de modo a permitir a partilha, para com o uso de um web browser ser possível controlar, em tempo real, uma máquina localizada em qualquer parte do mundo.



Fonte: Mecatrônica Atual, escrita por Filipe Pereira

Run Time

 

webmail WEBMAIL RUN TIME
Clique aqui para acessar o Portal da ISO 9001

Endereço Automação

Rua Francisco da Silva, 127
Jardim Cajubá
Sertãozinho - SP
CEP: 14177-105


Endereço Filial

Rua Sete de Setembro, nº 173
Alto da Boa Vista
Itumbiara - GO
CEP: 75523-230

Todos os direitos reservados - © 2020

RGB Comunicação - Design & Tecnologia